Produtividade em alta!!
Produtividade em alta!!
Produtividade em alta: estratégias de gerenciamento do tempo para equipes de sucesso
No texto de hoje, iremos dialogar sobre estratégias de gerenciamento de tempo que podem ser executadas para aumentar a produtividade das equipes nas empresas
Na atualidade, o ambiente corporativo está cada vez mais dinâmico, volátil e, sobretudo, acelerado. Essa aceleração exige uma capacidade cada vez maior de agilidade dos funcionários, pressionando-os para que consigam executar o máximo possível de entregas dentro do tempo que possuem disponível em sua rotina de trabalho. É nesse contexto que ganha relevância compreender como estratégias de gerenciamento do tempo podem impactar positivamente no aumento da produtividade das equipes no ambiente de trabalho, as quais, ao aprenderem a melhor gerenciar seu tempo podem tanto melhorar sua produtividade, quanto a qualidade de seu trabalho. Diante disso, se ligas nas nossas dicas que trouxemos sobre esse assunto!
No cotidiano profissional, as equipes que formam as empresas lidam com diferentes atividades, objetivos e metas que precisam planejar, executar e gerenciar. Em determinados momentos, o volume de atividades, objetivos e metas torna-se grande ao ponto de poder causar problemas de execução por parte das equipes. Nesse sentido, a fim de amenizar potenciais problemas, sobretudo, de gerenciamento de tempo, é imprescindível que lideranças e suas equipes possam definir com clareza o que precisa ser feito (atividades), o que querem alcançar (objetivos) e quanto precisam alcançar (metas). Assim, como primeira dica, é necessário que líderes e liderados definiam com clareza objetivos e metas que deverão ser trabalhados em determinado período.
Após o levantamento de atividades, objetivos e metas, é chegado o momento de definir o que será feito primeiro, ou seja, é o momento de se definir a priorização do que precisa ser feito (atividades), o que querem alcançar (objetivos) e quanto precisam alcançar (metas). A priorização, como nossa segunda dica, ganha relevância para que lideranças e suas equipes possam visualizar com clareza suas necessidades, bem como possam estabelecer cronogramas de execução mais exequíveis, ou seja, mais possíveis de serem realizados. Nesse sentido, ao executar a priorização, as equipes podem verificar o que é mais urgente e, assim, melhor organizarem suas tarefas e atividades rotineiras.
Por fim, como terceira dica para aumentar a produtividade das equipes em sua gestão do tempo, é interessante que os grupos, bem como os indivíduos dentro das empresas determinem dias e períodos para executar atividades específicas. Esse “bloqueio do tempo” ou “bloqueio de agenda”, garantindo determinado dia ou período para fazer algo dentro de uma empresa, contribui para que profissionais e equipes se concentrem de forma profunda na resolução de alguma demanda que precisa ser resolvida, bem como na execução de determinadas atividades que irão levar ao alcance de determinado objetivo. Nesse sentido, tarefas importantes ou urgentes são executadas com mais concentração, menos interrupções e maior probabilidade de acerto.
Agora, refletindo sobre as nossas realidades, como as lideranças e as equipes na empresa que você trabalha buscam otimizar o tempo e, consequentemente, a produtividade cotidiana? É utilizada alguma ferramenta ou estratégia específica? Caso sim, quais são?
E aí, gostou do texto? Torço que esse conteúdo tenha contribuído contigo, com sua jornada e, sobretudo, com suas reflexões sobre otimização do tempo no ambiente empresarial! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
(85) 9 9810.6847 (WhatsApp)
lucasdesouza.adm@gmail.com
29/10/2024