No texto de hoje, evidenciamos 5 dicas de passos que ajudarão você e sua equipe a ter um planejamento assertivo no alcance dos objetivos organizacionais!
Diante da nova dinâmica experimentada pelas empresas no mercado contemporâneo, executar um planejamento assertivo é fundamental para garantir que as organizações alcancem os resultados almejados em um determinado período. Para isso, os(as) profissionais que estão inseridos(as) nas organizações (em posições de liderança ou não) podem executar alguns passos capazes de auxiliar na elaboração de um planejamento de destaque.
Para um bom planejamento, como primeiro passo, é preciso que a empresa e suas equipes saibam exatamente qual(is) objetivo(s) precisam ser alcançados. Ao não se ter a clareza dos alvos a serem atingidos, os caminhos a serem percorridos, ou seja, as ações a serem executadas no planejamento podem provocar falhas, as quais podem prejudicar as entregas que uma empresa está se propondo a fazer, sejam falhas em vendas, atendimento, logística, desenvolvimento humano, gestão financeira, aumento de market share (fatia de mercado), dentre outras.
Com o objetivo definido, chegamos ao segundo passo, o qual envolve o desdobramento das ações que deverão ser executadas pela empresa e suas equipes. Aqui é o momento de se levantar, definir e comunicar com clareza quais ações irão compor o planejamento e deverão ser seguidas para o alcance dos objetivos almejados. Ressalta-se que somente levantar as ações não é suficiente, pois, dependendo do objetivo a ser alcançado, uma empresa ou um time dentro de uma organização podem ter que lidar com um planejamento com muitas ações. Diante disso, é fundamental executar o terceiro passo que é a priorização das ações levantadas. Assim, as pessoas envolvidas poderão visualizar com maior facilidade a sequência de ações e, consequentemente, terão maior facilidade em acompanhar o andamento do planejamento, o que nos leva ao próximo passo.
O quarto passo envolve a necessidade de criar mecanismos para acompanhar o andamento do projeto e lidar com potenciais riscos, pressões ou problemas que podem vir a dificultar a execução do planejamento que foi desenhado inicialmente. Nesse sentido, uma estratégia interessante para ser executado no quarto passo é a criação de grupos ou comitês ou squads de trabalho formado por profissionais multidisciplinares (com competências diversificadas) e que sejam focados em analisar possíveis riscos que existem no mercado em que podem impactar no andamento do planejamento. Assim, esse passo é o momento das empresas levantarem possíveis riscos, analisá-los e executar ações corretivas capazes de resolverem ou, pelo menos, mitigarem problemas percebidos ao longo da execução do planejamento traçado anteriormente.
Por sua vez, o quinto passo, é uma recomendação do que deve ser feito ao longo de todo o planejamento: comunicar seu andamento! É fundamental que todas as pessoas envolvidas na execução de um planejamento estejam cientes do que foi determinado em seu início, os pontos de melhoria ao longo de desenvolvimento, bem como os resultados alcançados em seu término. Comunicação é um elemento fundamental para garantir assertividade e, consequentemente, sucesso em nossos planejamentos no mundo organizacional!
E você, quais passos têm executado para garantir que seus planejamentos alcancem os resultados almejados? O que não tem dado certo? E o que você acredita que pode ser feito para melhorar a execução dos nossos planejamentos nas empresas, nos setores e nas equipes que fazemos parte?
Torço que esse conteúdo tenha contribuído com vocês! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
(85) 9 9810.6847 (WhatsApp)
lucasdesouza.adm@gmail.com