Liberando a Criatividade: Estratégias para Desbloquear o Potencial Criativo
nas Empresas
Liberando a Criatividade: Estratégias para Desbloquear o Potencial Criativo
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Desbloqueando a criatividade: estratégias para liberação de potencial criativo nas empresas
No texto de hoje, vamos conversar sobre 3 dicas de práticas que podemos desenvolver em nós e em nossos times para liberarmos nosso potencial criativo nas empresas!
Em um contexto mercadológico caracterizado pela competição cada vez mais acirrada entre empresas, buscar a diferenciação estratégica por meio de novas ideias, materializadas em melhorias de processos, serviços, produtos, experiências e modelos de negócio torna-se algo cada vez mais prioritário para as empresas contemporâneas. É nesse contexto que ganha destaque a competência da criatividade, uma das competências mais demandadas no mercado de trabalho atual. E é sobre ela que iremos dialogar em nosso texto de hoje ao propor 3 dicas de práticas que podemos executar em nosso cotidiano de trabalho que estimulam a criatividade em nós e nos times que fazemos parte. Se liga nas dicas!
Para iniciar nossa conversa, é importante falarmos um pouco sobre criatividade. Essa competência pode ser compreendida como a capacidade que as pessoas têm para conceber soluções diferenciadas para situações problemáticas ou desafiadoras que se deparam nos diferentes contextos nos quais estão inseridas como, por exemplo, no ambiente de trabalho, familiar, dentre outros. Por sua vez, é importante ressaltar que uma solução para ser criativa precisa, também, ser exequível e adequada para determina situação, ou seja, precisa, de fato, atender a uma necessidade específica e que seja possível de ser executada, justamente, para poder atender a essa necessidade específica.
Para que isso ocorra, ou seja, para que possamos desenvolver nossa criatividade, sobretudo, no ambiente de trabalho, a primeira dica é praticar nossa capacidade de diagnosticar necessidades de melhoria em algo que precisa ser aprimorado, bem como praticar nossa capacidade de proposição de soluções. Para isso, é importante que possamos visualizar, de maneira global, a situação que precisa de soluções criativas. Assim, é relevante compreender potenciais causas, conexões atuais que podem causar ou que são consequências das situações problemáticas, conectar pontos não relacionados anteriormente, observar e ouvir pessoas envolvidas (direta e indiretamente), dentre outras ações.
Outro ponto importante, que marca nossa segunda dica, é estimular nossa capacidade de questionar algo ou algum fato específico. É muito comum dentro das empresas, ao lidarmos com situações desafiadoras ou que precisam de melhoria, ouvirmos que já foi tentado de tudo, bem como todo mundo já foi consultado e que ninguém consegue resolver o problema. Diante dessa situação, a dica de ação principal a ser feita é questionar: O que foi diagnosticado de problema? O que foi executado para tentar resolver esse problema? Por que se seguiu esse caminho para resolver o problema? Quais foram as pessoas consultadas? Por que essas foram as pessoas consultadas e não outras? Quais fontes internas foram utilizadas para embasar a resolução do problema? Fontes externas, também, foram utilizadas para resolver a situação problemática? Caso sim, quais foram essas fontes externas? Dentre outras perguntas que podem ser feitas e que nos ajudam a questionar o que está posto como “verdade”. Esse exercício de questionamento é importante para que possamos compreender tanto o que já foi percorrido ou feito até aqui, quanto possamos ter noção das limitações que existiam e que ainda podem existir para resolver determinado problema organizacional.
Por fim, é importante ampliar nossa visão. Para isso, como terceira dica, é relevante praticar o exercício de “olhar pra fora”, ou seja, visualizar práticas, conhecimentos, tendências, vivências, ideias que o mercado, outras empresas, bem como grupos de pessoas na sociedade estão executando para resolver problemas semelhantes em diferentes contextos. Esse é o momento de agregar valor e originalidade às demandas que as equipes estão buscando solucionar dentro das organizações. Com esse exercício, bem como com os demais evidenciados anteriormente, torna-se mais viável explorar novas perspectivas, questionar o status quo e encontrar soluções únicas para os desafios que enfrentamos.
Agora, é o nosso momento de refletirmos: Nas empresas em que trabalhamos, temos estímulo e espaço para a proposição de ideias e soluções criativas para os problemas que vivenciamos? Caso sim, o que é feito de positivo para estimular o comportamento criativo nas equipes? Caso não, o que poderia ser feito para que o estímulo à criatividade fosse mais viável?
Torço que esse conteúdo tenha contribuído contigo! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
(85) 9 9810.6847 (WhatsApp)
lucasdesouza.adm@gmail.com
28/05/2024