3 Fatores dos negócios vencedores
3 Fatores dos negócios vencedores
3 Fatores-chave que diferenciam negócios vencedores dos estagnados
No texto de hoje, iremos dialogar sobre fatores-chave que diferenciam negócios que vencem daqueles que estagnam ao longo do caminho!
Na atualidade do mercado contemporâneo, é cada vez maior a competição entre empresas. Nesse contexto, algumas organizações prosperam, enquanto outras ficam estagnadas não apresentando melhorias que as impulsione a crescer de forma contínua e perene. O que pode estimular ou provocar essa diferenciação de comportamento organizacional frente à realidade do mercado? Ou seja, o que pode estimular ou provocar o avanço e sucesso, bem como a estagnação e o potencial de fracasso das empresas no mercado atual? Nosso texto de hoje não se propõe a trazer fórmulas mágicas de sucesso, mas refletir sobre alguns fatores-chave que podem ser destacar como contribuintes para o sucesso empresarial.
Visão clara, inspiradora e adaptável da liderança é o primeiro fator-chave que diferencia um negócio vencedor de um empreendimento com potencial de fracassar. Negócios que não sabem com clareza para onde devem ir, dificilmente, apresentarão habilidade de adaptabilidade para lidar com as mudanças de mercado. Nessa situação, as lideranças, também, poderão ter dificuldade em saber quais rumos seguir e, consequentemente, ter dificuldade em inspirar os demais colaboradores a seguir os rumos pretendidos. Por sua vez, os chamados negócios vencedores são aqueles capitaneados por pessoas que têm uma visão clara do futuro, mas que também sabem quando, como e porque se adaptar diante das demandas de mercado que vão surgindo. Esses líderes não estão presos a modelos antigos. Ao contrário, eles buscam sempre estarem atentos às mudanças do mercado, inovações tecnológicas e tendências de consumo.
Se elevada é a concorrência, elevada deve ser a busca pelo desenvolvimento organizacional contínuo. Assim, investir em uma cultura de melhoria contínua é o segundo fator-chave que diferencia um negócio vencedor de um empreendimento com potencial de fracassar. Negócios com potencial de crescimento e, consequentemente, com potencial de perenidade de suas atuações não esperam que haja uma crise para inovar ou para melhorar algum aspecto interno que precisa de aprimoramento. Os empreendimentos de sucesso buscam estimular a criação de uma ambiência interna de experimentação, na qual tanto as necessidades dos clientes buscam ser atendidas, quanto se busca antecipar demandas futuras. Por outro lado, os negócios com propensão para a estagnação se acomodam com o modus operandi que os levou ao acerto em determinado momento e deixam de evoluir.
Por fim, negócios são feitos de pessoas. Assim, atrair, desenvolver e reter talentos é o terceiro fator-chave que diferencia um negócio vencedor de um empreendimento com potencial de fracassar. Negócios estagnados são aqueles que tendem a ver seus funcionários apenas como provedores de atividades repetitivas e incapazes de maiores contribuições para o desenvolvimento do empreendimento. Por sua vez, empresas com potencial de sucesso e, consequentemente, com perenidade de mercado buscam realizar diagnósticos constantes do Clima Organizacional, incentivando a participação ativa dos funcionários na construção de um ambiente de trabalho positivo, construtivo e que estimule o potencial criativo de seu corpo de colaboradores.
E você, como visualiza o negócio no qual você está inserido(a): um empreendimento com potencial de sucesso ou que está estagnado? O que a empresa tem feito para crescer continuamente? E o que ainda precisa melhorar?
Torço que esse conteúdo tenha contribuído com suas reflexões sobre potencial de crescimento das empresas contemporâneas, bem como com formas de evitar sua estagnação! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
(85) 9 9810.6847 (WhatsApp)
lucasdesouza.adm@gmail.com
06/02/2025