Como Cultivar, Desenvolver e Reter os Melhores Profissionais em Sua Equipe
Como Cultivar, Desenvolver e Reter os Melhores Profissionais em Sua Equipe
Talentos em foco: práticas para cultivar, desenvolver e manter os melhores nos times organizacionais
No texto de hoje, vamos dialogar sobre 3 práticas que as diferentes organizações podem executar para manter os melhores profissionais em seus times!
A busca por vantagens competitivas, capazes de garantir diferenciação estratégica para as empresas e, consequentemente, a perenidade organizacional na atualidade representam preocupações rotineiras das empresas contemporâneas. Diferentes práticas podem ser executadas nas rotinas organizacionais, dentre as quais estão aquelas voltadas para o desenvolvimento, a permanência e o crescimento de talentos profissionais nas equipes corporativas. Nos próximos parágrafos, vamos dialogar sobre 3 práticas que as empresas podem executar para manter bons profissionais em seus times.
A primeira prática que destaco é o feedback. Para uma empresa, ter em sua cultura organizacional, bem como em sua rotina de operações, de forma estruturada, a prática de realizar feedbacks conduz a efeitos positivos, sobretudo, em se tratando da orientação acerca da execução do trabalho dos diferentes talentos que formam os times organizacionais. É essencial que todo e qualquer profissional possa ter retorno acerca de como seu trabalho está sendo avaliado, quais pontos estão fortes e quais precisam melhorar, a fim de aprimorar cada vez mais sua atuação dentro da empresa e, consequentemente, contribuir de forma mais assertiva com os resultados organizacionais.
A segunda prática que pode contribuir com a permanência de bons profissionais em uma organização é a definição, comunicação e execução de um plano de cargos, carreira e remuneração. Existem diferentes variações acerca da nomenclatura dessa prática. De qualquer forma, o mais importante é que as empresas possam organizar, comunicar e executar, de forma clara, uma trilha de promoção capaz de garantir aos profissionais que formam seu corpo de colaboradores os possíveis caminhos de promoção que tem direito enquanto estiverem atuando na empresa. Assim, tanto o colaborador fica ciente sobre as possíveis formas de promoção, quanto a empresa pode se planejar para atender às promoções de seus talentos.
Por fim, destaco que a terceira prática que pode auxiliar na retenção de talentos em uma empresa é o pacote de benefícios que uma organização se propõe a oferecer aos seus colaboradores. Cada vez mais, empresas na atualidade têm apostado em um conjunto variado e customizado de benefícios. Isso ocorre, uma vez que os diferentes colaboradores das empresas apresentam diferentes perfis e, consequentemente, diferentes necessidades. Assim, essa variedade de benefícios pode auxiliar para atender esses perfis diversos. Além disso, ao customizar os benefícios, a assertividade no atendimento dessas necessidades tende a ser maior, bem como tende a ser maior o nível de satisfação do colaborador com a empresa.
Além dessas práticas, existem muitas outras que podem contribuir na retenção de talentos nas equipes que formam as empresas contemporâneas. Diante disso, sugiro as seguintes reflexões: Quais práticas de retenção de talentos a empresa que você trabalha, atualmente, executa e oferece aos funcionários? Essas práticas atendem suas necessidades? Quais outras práticas você acredita que poderiam ser executas pelas empresas na atualidade?
Torço que esse conteúdo tenha contribuído com você! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
(85) 9 9810.6847 (WhatsApp)
lucasdesouza.adm@gmail.com
21/05/2024