Gestão de talento!
Gestão de talento!
Gestão de Talentos: dicas de estratégias essenciais para identificar, desenvolver e reter talentos nas equipes
No texto de hoje, iremos dialogar sobre estratégias que podem auxiliar as lideranças na identificação, no desenvolvimento e na retenção de talentos nos times organizacionais!
Não existem empresas sem pessoas! Pessoas e empresas vivem uma relação de interdependência. Isso ocorre, uma vez que as diferentes organizações que existem no mercado irão ofertar vagas em cargos a serem preenchidos por pessoas, enquanto serão as pessoas que irão planejar, executar e gerenciar atividades, processos e estratégias que levarão as organizações ao alcance de seus objetivos em um determinado momento. Assim, até mesmo nas empresas mais tecnológicas presentes no mercado contemporâneo, as quais apresentam um elevado nível de automação de suas atividades, as pessoas se fazem presentes, contribuindo com o sucesso dessas organizações.
Diante desse contexto, cada vez mais ganham relevância os diálogos, bem como as estratégias voltadas para a Gestão de Talentos. Esse campo do conhecimento empresarial busca, dentre outros objetivos, proporcionar para lideranças de uma empresa diferentes estratégias para identificar, desenvolver e reter os talentos nas equipes empresariais. Nesse sentido, nosso texto de hoje vem trazer algumas dicas de estratégias que podem ser aplicadas para contribuir com a Gestão de Talentos nas empresas contemporâneas. Se liga nas dicas de hoje!
Logo de início, como primeira dica de estratégia, está a aplicação de avaliações contínuas de desempenho das pessoas que formam as equipes em uma empresa. Os(as) colaboradores(as) precisam saber como está o desenvolvimento de sua atuação profissional. Para isso, avaliações de desempenho regulares contribuem tanto para identificar pontos de melhoria, quanto pontos fortes, habilidades e características que desatacam determinado funcionário(a) em seu cotidiano de trabalho. Com isso, as lideranças passam a ter mais insumos que as auxiliarão, por exemplo, a identificar profissionais (talentos) que se destacam em suas funções; promover progressões de colaboradores(as) para níveis hierárquicos mais elevados; remanejar funcionários(as) para setores mais condizentes com seus perfis; corrigir pontos de melhoria que precisam ser aprimorados, dentre outras ações.
Outro ponto relevante para dialogarmos, o qual se configura como a segunda dica de estratégia para o fortalecimento da Gestão de Talentos, é a aplicação de feedbacks contínuos, estruturados e construtivos com as pessoas que formam as equipes de uma empresa. As lideranças precisam compreender que os(as) colaboradores(as) precisam ter ciência, ou seja, conhecimento sobre os pontos que precisam melhorar, bem como sobre os pontos em que se destacam. Assim, a aplicação de feedbacks contínuos contribui para que as pessoas que formam as equipes de uma empresa possam desenvolver suas habilidades e, consequentemente, ter oportunidade de crescer, sobretudo, melhorando pontos que precisam aprimorar em sua atuação profissional.
Por fim, como terceira dica de estratégia, é imprescindível, para a Gestão de Talentos, sobretudo, para a permanência de talentos em uma empresa, que existam formas de reconhecimento e recompensa dos(as) colaboradores(as) por parte das lideranças organizacionais. Se pararmos para refletir, quem vai estar, em grande medida, executando atividades, processos e estratégias em uma empresa são os(as) funcionários(as) que formam os times organizacionais. Nesse sentido, elogios em público, premiações e bonificações por resultado, escuta ativa das necessidades e sonhos dos membros da equipe, oportunidades de progressão na carreira, estímulo ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal, estímulo a um bom clima organizacional, dentre outras ações podem contribuir para a permanência e, também, para o engajamento dos(as) colaboradores(as) com os objetivos da empresa.
Agora, chegou o momento da verdade! As lideranças da empresa em que você trabalha buscam aplicar estratégias para identificar, desenvolver e reter os talentos na organização? Caso sim, quais são essas estratégias? Caso não, o que você acredita que poderia ser feito para a empresa que você trabalha ter uma Gestão de Talentos assertiva?
E aí, gostou do texto? Torço que esse conteúdo tenha contribuído contigo, com sua jornada e, sobretudo, com suas reflexões sobre a importância dos talentos no ambiente empresarial! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
(85) 9 9810.6847 (WhatsApp)
lucasdesouza.adm@gmail.com
07/11/2024