Como definir metas?
Como definir metas?
Definindo metas claras: a chave para resultados transformadores
Em nossas reflexões de hoje, iremos dialogar sobre dicas que as lideranças e suas equipes podem executar para definir metas claras e alcançáveis nas empresas!
É mais do que sabido que toda e qualquer organização é caracterizada pela busca do alcance de suas metas! Lideranças, equipes e profissionais individuais possuem diferentes objetivos que precisam alcançar e, consequentemente, metas que mensuram o alcance ou não desses objetivos. Diante disso, cotidianamente, as pessoas dentro das organizações focam sua atenção, bem como executam diferentes atividades que contribuam com o alcance dessas metas. Por sua vez, fica a pergunta: como definir metas claras para que elas sejam alcançadas e, consequentemente, a empresa, seus setores e suas equipes alcancem os resultados almejados? O texto de hoje vem, justamente, responder essa pergunta, ao propor algumas estratégias que podem ser colocadas em prática para o alcance das metas. Se ligas nas nossas dicas!
Um ponto essencial na definição de metas é se saber com clareza onde a empresa, os setores e, sobretudo, as pessoas devem chegar. É fundamental ter clareza que são os funcionários, de forma individual ou agrupados em equipes, que irão executar atividades, processos e projetos que irão culminar com o alcance ou não das metas. Por isso, como primeira dica, é essencial que haja o envolvimento das pessoas na definição das metas de um setor, bem como da empresa como um todo. Isso se justifica, pois os funcionários, ao conhecerem a realidade da “ponta” nas empresas, podem contribuir com insights, ideias, bem como auxiliar na correção e no ajuste de metas que possam ser irreais de serem alcançadas ou que não venham agregar valor nem para as atividades internas da organização, nem para as necessidades das pessoas que poderão ser impactadas com os resultados dessas metas como, por exemplo, os clientes.
Outro aspecto essencial a ser considerado na definição de metas claras é a necessidade de se definir prioridades. Cada funcionário, setor ou liderança tem diferentes objetivos que quer e que precisa alcançar, mas fica o questionamento: por onde começar diante dessa variedade de objetivos e de metas? Diante desse contexto, como segunda dica, é preciso visualizar quais os objetivos e, consequentemente, quais as metas são mais urgentes para determinado momento ou que trarão mais impactos para os resultados organizacionais. Para isso, é possível utilizar a metodologia SMART para auxiliar na priorização dessas metas, uma vez que essa técnica preconiza que as metas de um setor, bem como da empresa devem ser Específicas (S – Specific), Mensuráveis (M – Measurable), Alcançáveis (A – Attainable), Relevantes (R – Relevant) e Temporais (T - Time based). Assim, pessoas, setores e empresas passam a ter mais clareza, foco e direcionamento preciso na formulação, bem como na execução de suas metas.
Por fim, como terceira dica, é preciso monitorar constantemente as metas que foram definidas. Para esse ponto, é preciso criar formas, mecanismos e ferramentas que, primeiramente, comuniquem constantemente quais as metas precisam ser alcançadas pelas pessoas, equipes e setores. Em seguida, é preciso criar formas de acompanhar os progressos das metas. Aqui, o estabelecimento de indicadores de desempenho para acompanhar o progresso das metas é uma ação fundamental para ser executada. Como próximo passo, é imprescindível a elaboração, a execução e o gerenciamento de planos de ação corretivos para serem implantados caso as metas não estejam se encaminhando para a direção almejada, ou seja, para o alcance dos resultados organizacionais.
Agora, refletindo sobre as nossas realidades, como são definidas as metas nas empresas, organizações e instituições em que vocês trabalham? Nessa definição de metas, há o envolvimento das pessoas, juntamente com suas lideranças? E como o progresso das metas é mensurado, acompanhado e corrigido quando necessário?
E aí, gostou do texto? Torço que esse conteúdo tenha contribuído contigo, com sua jornada e, sobretudo, com suas reflexões sobre a definição de metas no ambiente empresarial! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
(85) 9 9810.6847 (WhatsApp)
lucasdesouza.adm@gmail.com
22/10/2024