As Habilidades Cruciais para
o Sucesso Profissional
As Habilidades Cruciais para
o Sucesso Profissional
Dominando o mercado: as habilidades essenciais para o sucesso profissional
No texto de hoje, vamos dialogar sobre 3 habilidades que profissionais devem buscar desenvolver para garantir seu sucesso profissional no mercado de trabalho atual
Cada vez mais, o mercado de trabalho é caracterizado por um ambiente volátil, competitivo e que exige capacidade de adaptação dos profissionais na atualidade. Essas características do mercado de trabalho são um reflexo das mudanças, pressões e adaptações que as próprias empresas se deparam nos diferentes ramos de negócio nos quais atuam. O fato é: as organizações precisam garantir sua diferenciação, lucratividade e, consequentemente, sua perenidade no mercado. Uma estratégia essencial para isso é formar times de excelência, compostos por profissionais com habilidades diferenciadas e que contribuam com os resultados organizacionais.
É nesse contexto que emergem as discussões cada vez mais atuais e relevantes acerca das diferentes habilidades que os(as) profissionais contemporâneos precisam desenvolver para garantir uma atuação de excelência no mercado. Mas, antes de falarmos sobre quais são algumas das habilidades profissionais essenciais nos dias de hoje, vamos fazer uma breve recapitulação sobre o que são habilidades? Bora! De forma bem direta, habilidades profissionais podem ser compreendidas como a nossa capacidade de colocar em prática os diferentes conhecimentos que vamos adquirindo e aprimorando ao longo de nossa trajetória profissional. Assim, representam diferentes formas que os(as) profissionais vão utilizando seus conhecimentos para alcançar objetivos, bem como lidar com as demandas que surgem no seu dia a dia dentro das organizações.
Poderíamos aqui listar uma dezena, quiçá uma centena, de habilidades, mas quero me deter, neste texto, em evidenciar 3 que considero essenciais no cotidiano de trabalho dos(as) profissionais contemporâneos. A primeira habilidade que menciono é a inteligência emocional. Compreendida como a nossa capacidade de lidar com pressões, desafios ou mesmo situações que nos causam frustrações no ambiente de trabalho, a inteligência emocional é essencial para que nós, profissionais da atualidade, possamos manter o equilíbrio (individual e grupal) mínimo necessário para continuar entregando resultados de qualidade, mesmo diante do ambiente organizacional cada vez mais caótico no qual nos inserimos.
A segunda habilidade que considero essencial tanto atualmente, como nos próximos anos é termos capacidade analítica para diagnosticar e resolver problemas complexos. Cada vez mais as empresas buscam melhorar sua atuação operacional para, consequentemente, realizar entregas cada vez mais assertivas no atendimento das necessidades de seus clientes e, assim, serem vistas como diferenciadas no mercado. Todo esse movimento passa por identificar pontos problemáticos nas organizações contemporâneas, propor ideias criativas e executar planos de ação que possibilitem, se não a resolução, pelo menos uma nova forma de realizar as entregas que uma empresa está se propondo fazer. Relevante frisar aqui a importância do estímulo à criatividade nesse processo como habilidade a ser desenvolvida e aplicada pelas pessoas dentro das equipes de uma empresa. Dialogaremos maiores detalhes sobre a importância da criatividade como habilidade no mercado atual em textos futuros.
Embora existam tantas outras habilidades que eu gostaria de frisar, a terceira habilidade que considero essencial nas organizações é a capacidade de realizar uma comunicação assertiva, clara e empática. Uma comunicação assertiva não é apenas saber ou optar por utilizar jargões corporativos, técnicos ou quaisquer outros que, ao invés de aproximar, contribui para promover distanciamento entre as pessoas envolvidas em um processo comunicacional. Hoje compreendo que uma comunicação assertiva envolve saber quais objetivos eu quero alcançar, que informações preciso repassar, mas, sobretudo, com quem estou me comunicando. Essa preocupação com meu interlocutor torna mais empática minha comunicação, facilitando, inclusive, a compreensão do perfil, características e necessidades da(s) outra(s) partes envolvidas no processo de comunicação que estou envolvido.
Por fim, trago uma habilidade bônus para nosso diálogo de hoje! A quarta habilidade que considero essencial para profissionais contemporâneos é cuidar de sua saúde mental! Se eu pudesse falar em outras palavras, seria a habilidade de equilibrarmos as demandas profissionais com nossas demandas pessoais, sobretudo, diante do momento que vivemos, enquanto sociedade, no qual os níveis de estresse (individual e grupal) estão em níveis alarmantes. Aprofundaremos sobre a importância do cuidado com a saúde mental em textos futuros.
E você, quais habilidades considera relevante para os(as) profissionais na atualidade? Quais habilidades a empresa que você faz parte mais demanda de você e das equipes? E como você busca desenvolver suas habilidades ao longo de sua jornada profissional?
Torço que esse conteúdo tenha contribuído com você! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
(85) 9 9810.6847 (WhatsApp)
lucasdesouza.adm@gmail.com
07/05/2024