Desenvolvendo Talentos: Estratégias para Treinar Colaboradores e Alcançar o Sucesso
Desenvolvendo Talentos: Estratégias para Treinar Colaboradores e Alcançar o Sucesso
Tenho que treinar meus colaboradores! E agora? Qual caminho seguir?
Hoje, vamos dialogar sobre 4 etapas que nos ajudam a organizar treinamentos que impactam positivamente no desenvolvimento de bons profissionais em nossos times!
Toda empresa quer ter os melhores profissionais em seus quadros de funcionários. No entanto, esquecem que bons profissionais não vêm prontos, eles precisam ser moldados na cultura, nos hábitos e nas necessidades da organização. É nesse contexto que, cada vez mais, se investe em treinamentos. Mas será que as empresas têm essa dimensão que precisam treinar, constantemente, seus colaboradores? E como estão organizando seus treinamentos? Quais etapas estão seguindo! Se liga que o texto de hoje veio trazer a sugestão de 4 etapas para quem tem dúvidas sobre por onde começar a organizar treinamentos de sucesso!
De início, como primeira etapa, é importante saber quais são as demandas a sanar com o treinamento. Nessa fase, chamada de fase de diagnóstico ou briefing, busca-se, como ação central, levantar quais as necessidades de treinamento que uma pessoa, um setor ou a empresa na totalidade apresentam para alcançar seus objetivos no curto, médio ou longo prazo. Como nem sempre essas necessidades estão expostas claramente, recomenda-se que sejam feitas pesquisas, entrevistas ou outras formas de coleta de dados, a fim de levantar com precisão quais são as necessidades de treinamento.
Passado o momento de levantar as necessidades de treinamento, chega-se a segunda etapa da estruturação de um treinamento, a qual pode ser chamada de fase de planejamento ou de desenho, ou de design de um treinamento. Nessa fase, são determinados os objetivos do treinamento, os quais servirão de norteadores das ações desse momento de aprendizagem. Além dos objetivos, nessa etapa, são determinados outros aspectos centrais para a realização de treinamentos assertivos como, por exemplo: 1) a metodologia a ser seguida;
2) os materiais que serão utilizados;
3) as tecnologias que subsidiarão a realização do treinamento;
4) o formato que melhor atende as necessidades da empresa e suas equipes (presencial, híbrido, os dois);
5) duração do treinamento;
6) local onde será realizado;
7) custos envolvidos;
8) responsáveis (internos e externos) pela condução;
9) dentre outros elementos.
Passado o planejamento, chega-se à terceira etapa, a qual pode ser chamada de fase de execução, implementação ou entrega do treinamento, que foi desenhado na fase anterior. É nesse momento que, de fato, o treinamento ocorre, com as pessoas que ele planeja atender, ou seja, é nessa fase que a empresa irá visualizar se aquilo que foi planejado ou desenhado anteriormente para o treinamento é executado com assertividade.
Por fim, após a execução das ações planejadas para o treinamento, chega-se a sua quarta e última etapa, chamada verificação, controle ou correção. É chegado o momento de verificar os resultados do treinamento. Importante ressaltar que a verificação dos resultados de um treinamento ganha relevância, uma vez que todo e qualquer treinamento apresenta diferentes custos para uma empresa, assim as organizações esperam algum tipo de retorno sobre o investimento feito. Importante, também, mencionar que, além do retorno sobre o investimento, é importante verificar outros resultados do treinamento como, por exemplo:
1) o nível de satisfação das pessoas com o momento;
2) o atendimento das necessidades dos colaboradores e de suas equipes;
3) sua posterior aplicabilidade no cotidiano das pessoas;
4) a sua contribuição para a resolução de problemas;
5) dentre outros indicadores.
E você, tem treinado seus colaboradores? Como tem planejado, executado e gerenciado seus treinamentos? E como os treinamentos têm impactado nos resultados da empresa?
Torço que esse conteúdo tenha contribuído com vocês! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
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