Construindo um ambiente corporativo inclusivo para a comunidade LGBT+
Construindo um ambiente corporativo inclusivo para a comunidade LGBT+
Diversidade que transforma: construindo um ambiente corporativo inclusivo para a comunidade LGBT+
Em nossos diálogos de hoje, vamos refletir sobre 3 práticas que as empresas podem executar para construir um ambiente mais acolhedor para a comunidade LGBT+!
Chegamos ao mês de junho, período em que celebramos o Orgulho LGBTQIAP+ em diferentes contextos. Além da celebração, refletimos com maior profundidade sobre as lutas que a comunidade LGBT+ ainda precisava travar para ocupar espaços que muitas vezes são vedados para essa população. Um desses ambientes é o ambiente organizacional. Diante desse contexto, nosso texto de hoje vem trazer 3 práticas que as empresas podem executar em seu cotidiano, bem como em suas estratégias e processos e que contribuem para construir um ambiente corporativo mais inclusivo para a comunidade LGBT+. Se ligas nas dicas de hoje!
Cada vez mais, torna-se evidente que a diversidade corporativa contribui com o sucesso empresarial ao reconhecer a importância que as vivências, perspectivas e competências das pessoas podem trazer diferentes compreensões, ideias e resoluções para demandas, problemas ou desafios que uma empresa enfrenta em seu cotidiano. Por sua vez, para que uma empresa tenha essa diversidade de perfis, sobretudo, quando se fala da comunidade LGBTQIAP+, é importante que as organizações tenham em seu quadro funcionários que são LGBTs. Para isso, a primeira dica de prática que as empresas podem executar para construir ambientes corporativos mais inclusivos é realizar processos de recrutamento e seleção voltados para membros dessa comunidade. Essa dica de prática vai ao encontro de promover a inclusão de pessoas no mercado de trabalho que, devido aos preconceitos, são excluídas de potenciais contratações devido à sua orientação sexual, identidade de gênero, bem como sua expressão de gênero.
Além de processos de recrutamento e seleção inclusivos, como segunda dica de prática, é importante que as empresas possam realizar treinamentos ou momentos de aprendizagem voltados para o compartilhamento de informações que ajudam as pessoas compreenderem os preconceitos, as vivências e as necessidades da comunidade LGBTQIAP+ (dentro e fora do ambiente corporativo). A relevância desses treinamentos de sensibilização reside em alinhar a equipe, como um todo, acerca das diretrizes da empresa voltadas para a diversidade corporativa, bem como auxilia que ocorra uma socialização, de forma transparente, das demandas dos colaboradores LGBTs tanto dentro da empresa, quanto em seu cotidiano pessoal. Importante ressaltar que é necessária a participação de representantes dos variados níveis hierárquicos que formam a empresa. Assim, não basta contar com a participação, por exemplo, dos colaboradores dos níveis operacionais. É preciso, também, envolver as lideranças, as quais serão responsáveis em fomentar, cotidianamente, a cultura de inclusão nas equipes da empresa.
Por fim, como terceira dica de prática, é importante que as empresas, genuinamente, promovam a diversidade corporativa e, especificamente, a visibilidade LGBT+ em seu cotidiano organizacional e não apenas ao longo do mês de junho de cada ano. Para isso, as organizações podem realizar, de forma periódica, campanhas ou momentos de conscientização, eventos e outras iniciativas de marketing e de outros setores que contribuem para normalizar a diversidade sexual e de gênero no local de trabalho. Isso pode incluir, por exemplo, a participação em paradas do orgulho LGBT+, a inclusão de casais do mesmo sexo em materiais de marketing e a celebração de datas importantes como, por exemplo, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ no dia 28 de junho.
Agora, vamos refletir? Bora! Nas empresas em que trabalhamos, existem práticas que estimulam a inserção de pessoas LGBTQIAP+ no ambiente de trabalho? Caso sim, quais são essas práticas? Caso não, o que você acredita que poderia ser feito pela empresa para estimular a diversidade, visibilidade e o acolhimento da população LGBT+ no cotidiano da empresa que você trabalha?
Torço que esse conteúdo tenha contribuído contigo! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
(85) 9 9810.6847 (WhatsApp)
lucasdesouza.adm@gmail.com
11/06/2024