Inspiração e inovação
Inspiração e inovação
Inspiração e inovação: o papel da liderança na construção de equipes criativas
No texto de hoje, iremos dialogar sobre estratégias que as lideranças podem executar para estimular a criatividade e a inovação em suas equipes!
No ambiente mercadológico cada vez mais competitivo, mutável e volátil, as empresas precisam buscar estratégias para se diferenciar de suas concorrentes. É nesse contexto que o estímulo à criatividade e à inovação ganha destaque entre as equipes de uma organização, pois a capacidade de gerar novas ideias e soluções criativas pode ser o diferencial entre o sucesso e a estagnação de uma empresa. Por sua vez, para que ocorra esseestímulo, bem como o desenvolvimento de equipes criativas e inovadoras é necessário que as lideranças estejam intimamente envolvidas nesse processo. Para isso, diferentes estratégias podem ser planejadas, executadas e gerenciadas pelas lideranças para que se tenha times mais criativos e inovadores. Se liga nas nossas dicas!
Como primeira dica de estratégia para que as lideranças de uma organização atuem como catalisadoras do potencial criativo e inovador de suas equipes, é o investimento em criar um ambiente seguro para que as pessoas se sintam à vontade para identificar desafios que vivenciam em seu cotidiano, bem como visualizar oportunidades que podem ser aproveitadas por meio de ideias criativas e inovadoras. Para isso, é necessário que as lideranças busquem construir uma cultura na qual seus times se sintam seguros e à vontade para compartilhar ideias sem receio de críticas. Além disso, é importante, após o levantamento, que essas ideias sejam postas em práticas, a fim de evitar que permaneçam somente no discurso, ou seja, sem aplicação prática.
Além da confiança ser essencial para a criatividade, outro ponto importante e que emerge como nossa segunda dica, é a liderança oferecer tempo para estimular a criatividade e a inovação de suas equipes. Para isso, os(as) líderes de uma empresa podem, por exemplo, criar sessões frequentes de brainstorming, ou seja, sessões específicas e periódicas voltadas para a geração de ideias com foco em melhorar e/ou inovar processos,estratégias, serviços, produtos ou experiências existentes na empresa. Importante ressaltar a necessidade da participação das diferentes pessoas e, consequentemente, perfis que formam a empresa. Assim, esses momentos não devem se concentrar em grupos, áreas ou níveis hierárquicos específicos dentro da organização.
Por fim, como terceira dica, é essencial que as lideranças reconheçam e recompensem as ideias levantadas por seus times. Para isso, competições internas podem ser desenvolvidas, nas quais as melhores ideias e as pessoas que as idealizaram são premiadas. Por sua vez, as demais ideias que não foram premiadas e seus(suas) idealizadores(as) podem receber mentorias de profissionais do mercado, externos à empresa, que contribuam com o aprimoramento da solução que foi idealizada. Diante desse contexto, todas as pessoas que participam desses momentos podem sentir que seu trabalho, bem como suas ideias são reconhecidas pela empresa e por suas lideranças. Assim, os(as)colaboradores(as) sentem-se estimulados(as) a continuar contribuindo com a geração de ideias criativas/inovadoras que contribuem para a solução de desafios vivenciados pela empresa.
E na organização que você trabalha, as lideranças estimulam a criatividade e a inovação? Caso sim, como ocorre esse estímulo? Caso não, o que você acredita que poderia ser feito para que as equipes fossem mais estimular a ter ideias criativas/inovadoras para a solução de seus desafios cotidianos?
E aí, gostou do texto? Torço que esse conteúdo tenha contribuído contigo, com sua jornada e, sobretudo, com suas reflexões sobre a importância da criatividade e da inovação para a diferenciação competitiva das empresas na atualidade! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
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lucasdesouza.adm@gmail.com
23/11/2024