O poder dos treinamentos!!
O poder dos treinamentos!!
O poder dos treinamentos: impulsionando a competitividade empresarial
Em nossas reflexões de hoje, vamos dialogar sobre 3 impactos positivos que treinamentos podem ter na competitividade empresarial!
Competitivo, volátil e mutável! Esses são alguns dos atributos mais marcantes do mercado atual e que, também, fazem com que as organizações contemporâneas e seus times sintam-se, cada vez mais, pressionados a melhorarem suas práticas. Além disso, as empresas, na atualidade, progressivamente, atestam que seus times representam seu componente mais valioso e que precisa ser treinado constantemente, a fim de alcançar melhores resultados tanto empresariais, quanto pessoais. É nesse contexto que, cada vez mais, as empresas buscam investir em momentos de treinamentos que contribuam com o desenvolvimento de seus colaboradores.
No texto de hoje, vamos destacar 3 impactos positivos que os treinamentos podem proporcionar para a competitividade empresarial. Inicialmente, é importante destacar, como primeiro impacto positivo dos treinamentos na competitividade empresarial sua capacidade de ser uma ferramenta que contribui com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, ou seja, com o desenvolvimento de competências nas diferentes equipes de uma empresa. Os treinamentos podem ser compreendidos como ferramentas que proporcionam às equipes de uma organização a aquisição, bem como o aprimoramento de competências essenciais tanto para a realização das atividades já desenvolvidas pela empresa, quanto para a realização de novas ações ou atividades que as organizações precisem executar caso passem por mudanças para atender novas necessidades do mercado.
Ao prosseguir nossos diálogos, o segundo impacto positivo dos treinamentos na competitividade empresarial pode ser visualizado em seu impulsionamento na melhoria da qualidade das diferentes atividades e funções exercidas pelos(as) funcionários(as) no ambiente de trabalho. Pessoas bem treinadas tendem a estar mais conscientes da maneira como as suas atividades diárias devem ser executadas. Como isso, seu trabalho e, consequentemente, suas entregas passam a ter maior precisão, menor quantidade de erros e um aumento da qualidade percebida tanto dentro, quanto fora da organização. Diante desse cenário, de maior precisão e acurácia, a probabilidade de ocorrer retrabalho é reduzida, contribuindo, inclusive, para o aumento da produtividade da própria empresa.
Por fim, o terceiro impacto positivo dos treinamentos na competitividade empresarial pode ser relacionado à satisfação dos(as) colaboradores(as) em uma determinada organização. As pessoas, ao compor o quando laboral de uma empresa, buscam, geralmente, melhores oportunidades de trabalho, bem como crescimento profissional. Com isso, as organizações podem elaborar programas de treinamento que passam a ser requisitos ou formas de impulsionar essas crescimento individual. Assim, ao visualizarem que estão crescendo na empresa e aprendendo novas competências, os bons profissionais, ou seja, os talentos organizacionais tendem a permanecer na organização, contribuindo, inclusive, com a redução da taxa de rotatividade (turnover) laboral, uma vez que os(as) funcionários(as) tendem a permanecer em empresas que investem em seu crescimento profissional e, também, pessoal.
Agora, vamos às nossas reflexões! A empresa em que você trabalha, busca executar programas de treinamento de forma periódica? Caso sim, são treinamentos presenciais, online, híbridos? Além disso, quais as temáticas, competências ou vivências mais frequentemente trabalhadas?
Torço bastante que esse conteúdo tenha contribuído contigo, sua jornada e suas reflexões! Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
(85) 9 9810.6847 (WhatsApp)
lucasdesouza.adm@gmail.com
15/08/2024