Investir em Gente: A Importância dos Líderes Usarem o Conhecimento para Reter os Melhores Colaboradores
No texto de hoje, vamos dialogar sobre a importância da capacitação contínua das equipes como estratégia dos líderes para o desenvolvimento e a retenção de talentos!
No atual mercado, cada vez mais competitivo, as empresas precisam investir nas pessoas e no seu desenvolvimento contínuo. Esse investimento é necessário para preparar as equipes para os diferentes desafios que uma determinada organização lida em seu cotidiano. Assim, investir em capacitação contínua não é mais um diferencial competitivo — é uma exigência para empresas que desejam formar líderes preparados e reter os(as) melhores profissionais capazes de executar inovações e melhorias nas empresas. Diante desse contexto, alguns aspectos evidenciam que a utilização do conhecimento pelas lideranças contribui tanto para desenvolver, quanto para reter os(as) melhores colaboradores(as), como evidenciado ao longo de nosso texto.
Quando uma empresa investe no desenvolvimento do conhecimento do seu corpo de colaboradores(as), aumenta o engajamento das equipes com as metas e os objetivos da organização para um determinado período. Isso ocorre, pois colaboradores que percebem investimento no seu desenvolvimento, reconhecem que a empresa se preocupa com a melhoria de sua atuação laboral e, consequentemente, tendem a ser mais engajados e comprometidos com os objetivos da organização. Dessa forma, investir em capacitação, ou seja, em desenvolvimento contínuo demonstra que a empresa valoriza seus colaboradores como parte essencial do negócio.
Além de aumentar o engajamento das equipes, o investimento em conhecimento por parte das lideranças contribui para os(as) funcionários(as) visualizarem potenciais perspectivas de crescimento horizontal ou vertical, promovendo, assim, a redução do turnover, ou seja, da rotatividade na empresa. Importante ressaltar que sempre haverá rotatividade de funcionários(as) em uma empresa. O objetivo perseguido pelas lideranças é, portanto, reduzir esse índice e uma estratégia que contribui para a redução do turnover é, justamente, o investimento no desenvolvimento do conhecimento das equipes.
Por fim, quando empresas possuem equipes treinadas, atualizadas e, consequentemente, acompanhadas, a probabilidade de se cometer erros cai drasticamente. Dessa forma, o investimento das lideranças no desenvolvimento do conhecimento de suas equipes contribui para a melhoria no desempenho individual e coletivo e, consequentemente, para a melhoria da produtividade das pessoas em uma determinada empresa. Essa compreensão respalda-se no fato de equipes com conhecimento atualizado e que são acompanhadas por suas lideranças têm mais eficiência e qualidade na entrega dos seus resultados, seja para clientes externos, seja para clientes internos de outros setores.
E você, tem líderes que utilizam o investimento em conhecimento para desenvolver e reter os(as) colaboradores(as) na empresa que você trabalha? Como esse investimento ocorre na prática? E, caso não ocorra, quais ações você acredita que poderiam ser executadas pelas lideranças para desenvolver o conhecimento das equipes no seu local de trabalho?
Torço que esse conteúdo tenha contribuído com suas reflexões sobre o potencial do investimento em conhecimento como forma de desenvolver e reter os talentos de uma empresa. Nos vemos nos próximos textos! Abraço!
Lucas de Souza
(85) 9 9810.6847 (WhatsApp)
lucasdesouza.adm@gmail.com
10/07/2025